segunda-feira, 9 de novembro de 2015

CEBRAC

   
                                                                  ARTE CÊNICAS              



A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência.Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis.O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.a cultura Do teatro na comunidade. Muitos não possuem o hábito de frequentar o Teatro e a ideia é fortalecer esse vínculo”


  •           A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte  se apresenta.
  •           A implantação  do teatro no Brasil ocorreu em razão do empenho dos jesuítas em catequizar    os índios.     

                       

                                                          






   O ator passa a existir juntamente com o teatro, pois o ato estético coletivo de origem grega tem seu alicerce no binômio Ator-Espectador. Sem o ator em cena diante de um público não há teatro. O título de primeiro ator da história do teatro no ocidente é do poeta trágico Téspis, que representava vários papéis, simultaneamente, em suas peças. Era comum não reconhecer os atores em cena nas tragédias gregas, pois utilizavam grandes máscaras, figurinos alongados e tamancos altos de madeira, denominados “coturnos”.

Os tragediógrafos gregos representavam os papéis que escreviam mais tarde Sófocles começou a desvincular este elo entre autor e ator. Desde o surgimento do teatro as mulheres eram impedidas de encenar, e os papéis femininos eram apresentados pelos homens. Só na “Com media dell’ Arte” que elas irão atuar no teatro de rua. A impostação de voz do ator grego era de extrema importância, pelo uso da máscara e pelo local aberto das apresentações.
  Quando o império romano se apropria da cultura grega, assimila um teatro já decadente, com atores buscando um profissionalismo de efeitos grosseiros e gratuitos. O público romano opta por espetáculos circenses, jogos violentos e competitivos, e diferentes formas de corridas, não valorizando a arte dramática. Sendo assim o ator começa a se especializar na mímica, dança e acrobacia. Os mais compromissados com as artes dramáticas migram para o campo, longe da cidade, praticando o mimo e caindo no gosto popular. Com as invasões bárbaras no início da Idade Média, surgem os atores trovadores e menestréis, pois os teatros haviam sido fechados e/ou destruídos, e esses atores ambulantes passam a se apresentar em feiras, aldeias e cidades. Neste período, um cristão batizado era proibido de assistir ou participar de qualquer encenação teatral, exceto àquelas de caráter litúrgico, como os autos e os mistérios.

                                         TEATRO MUNICIPAL DIX-HUIT ROSADO MAIA
                                                    



Foi construído em 2003 pela prefeitura da cidade, num investimento de R$ 6 milhões,conjuntamente com a parceria da PETROBRAS. O Teatro Dix-Huit Rosado, trouxe mais entretenimento para a cidade e conta com o que há de mais moderno em estrutura de Teatro. 



    
PROJETO APRENDIZ CEBRAC 

NOME: JOHN WELINGTON BATISTA DA COSTA 

TURMA : AAC-10  ASSISTENTE ADMINISTRATIVO COMPLETO 





Nenhum comentário:

Postar um comentário